quarta-feira, 19 de junho de 2013
A amizade
Amizade mesmo à distância
Era uma vez duas meninas, uma chamava-se Joaninha e a outra chamava-se Carolina. Eram muito amigas e passavam o tempo todo a brincar com as bonecas e aos piqueniques.
Um dia a Joaninha teve que ir viver para outra parte do país porque o seu pai tinha ficado sem emprego e mãe não tinha muito dinheiro para sustentar a família. A Carolina não achou boa ideia porque ia ficar sem a sua amiga para brincar às bonecas e aos piqueniques. Por isso foi dizer aos pais da Joaninha que ir embora não era a solução, mas a sua mãe disse:
¬- É sim a solução, porque o meu marido não tem emprego. Precisa trabalhar fora. Há uma oportunidade de trabalho no Porto…
- Mas o seu marido não pode ir sozinho para fora e a Joaninha fica consigo?
- Não, a Joaninha vai comigo e vai para outra escola.
- E como é que eu falo com ela?
- Ela arranja maneira de falar contigo.
Depois desta conversa a Carolina foi-se embora, e entendeu que não valia a pena dizer mais alguma coisa porque a mãe da Joaninha não mudaria de ideias.
Na manhã seguinte a Carolina foi por a amiga e os seus pais ao aeroporto.
Passaram dias até que a mãe da Joaninha ligou para a mãe da Carolina a dizer que o seu marido tinha arranjado emprego e que a Joaninha estava a dar-se bem na escola nova, a mãe da Carolina disse que se ela estava cheia de saudades da Joaninha e perguntou se podia falar com ela. A mãe da Joaninha disse que sim, e a conversa entre as duas meninas foi:
- Olá! Joaninha, como tens passado? – perguntou a Carolina.
- Tenho passado bem, a minha escola é muito bonita! – respondeu a Joaninha.
- Como é a cor da tua escola? – Perguntou a Carolina.
- É branca e amarela – respondeu novamente a Joaninha.
- Quando é que vens à Madeira?
- Não sei, porquê?
- É que estou cheia de saudades tuas. Depois perguntas à tua mãe porque agora vou ter que desligar. Adeus Joaninha, até à próxima.
- Até à próxima, Carolina! – despediu-se a Joaninha.
Depois desta conversa a Joaninha foi perguntar à mãe o que se passava. Afinal iria visitá-la. A mãe recomendou:
- Vamos daqui a uma semana, mas é surpresa não lhe contes.
- Ok mãe! Não lhe vou contar.
A Carolina ligou a todos os seus amigos e também aos amigos da Joaninha, para combinar uma festa de boas vindas. Os amigos disseram que sim. A Carolina também disse que cada um tinha que trazer uma coisa e o dia das decorações era a sexta-feira e que contava com eles até á 14h 45 m.
Finalmente chegou a tão esperada sexta-feira e todos os amigos estavam a decorar a casa da Joaninha para a festa. Todos cumpriram a sua tarefa até que chegou o carro dos pais da Joaninha.
Esconderam-se para ela não os ver, e quando ela entrou em casa todos gritaram:
- Surpresa! Boas vindas.
- Como é que sabiam?
- Foi a Carolina que nos disse, ela é que organizou!
- Obrigada amiga, és a melhor do mundo! – E ao dizer isto a Joaninha abraçou a sua amiga.
Depois destas perguntas e respostas todos continuaram a festa, entregaram as prendas e partiram o bolo. Brincaram que se fartaram.
Depois a Joaninha foi dormir à casa da Carolina e elas ficaram muito felizes por estarem novamente juntas e perceberam que a sua amizade contínua mesmo à distância.
Vitória, Vitória acabou a história!
Beatriz Silva, 3.º ano
EB1/PE Lombo do Guiné
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário