IMAGINAR COM A ESCRITA

NESTE ESPAÇO OS LEITORES PARTILHAM LEITURAS E IMAGINAÇÃO

AO SABOR DA PALAVRA!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Concurso "Sê Poeta" - os poemas vencedores e os poemas concorrentes

O inverno 1.º lugar

O inverno chegou
Bateu à porta
E se sentou

O inverno chegou
Com o seu vento
As luvas soprou
Deixando-as cair
Nas mãos do frio…

O inverno chegou
E com ele
As grandes chuvas
A brincar com o tempo

O inverno voltou
Bateu à porta
E se sentou
Ana Sofia Pereira
4.º ano

A minha mãe 2.º lugar

A minha mãe esvoaçando
Para perto de mim
O amor vem cantando
Com a sua voz de cetim

Umas asas com esperança
Para me abraçar
E eu venho a correr
Sem esperar

O amor não acaba
Na nossa ligação
Durante a noite
Canta-me uma canção

E eu sonho
Sem ter medo
A passear com ela
Por entre o arvoredo.

Beatriz Silva
4.º ano

Poema da sola do sapato 3.º lugar

Escrevi um poema
Na sola de um sapato
Mas não o li
Porque parecia chato

Passados os dias
Cheirou tão mal
Que por lá nem passou
O Pai Natal

Comecei a lavar
Para cheirar bem
Mas quem o cheirou
Foi o Zé Ninguém.

Diana Bonito
4.º ano




À beira do mar

À beira do mar
Uma prancha de surfar
Alguém esqueceu

Vem do mar um plvo
Que pisou a prancha
E que sorriso deu!...

Lá terá pensado
Este mar é todo meu!

Coitado do polvo
Caiu na areia…
E morreu!

Alexandre Marques
3.º ano



Poema disparatado

O pato amigo do sapo
E o gato inimigo do rato

O pato já não gosta do sapo
E o rato já gosta do gato

Um dia o gato foi nadar
E caiu de pernas para o ar.

Énia Verónica
3.º ano


Livro

O livro estava a contar
Com palavras de encantar
A borboleta juntando cores
Em noite de luar

Sob as estrelas
Estava um rouxinol
A cantarolar
- Bela Borboleta,
Vamos, esta noite dançar?!

Sandrina Santos
3.º ano



As palavras

As palavras que se cantam
Vão sempre pelo ar
Belas, bonitas
Cheiram a sombras
De encantar…

As palavras que se sentem
Falam de amor…
E não mentem!

Bárbara Santos
3.º ano


O mar

Com o mar
é linda a paisagem
com a paisagem
gosto de pintar

Quando chega o inverno
guardo o meu caderno,
sigo viagem…
Já não pinto
nem mar, nem paisagem.

Wilson Paulo
3.º ano



O poema

O poema é difícil
Quando não estás com atenção
Mas eu penso sempre
Que à minha frente
Há muita emoção

Quando a vejo
Vir em minha direção
Como uma Cinderela
Faço um poema
Escrito com o coração

Franco Matteo
4.º ano

O que escreves

Cada palavra que aprendes
Dá-te imaginação
Quando lês as palavras
Sentes emoção

Cada palavra que escreves
É fácil de as sentir:
Adoro ler
Gosto de as viver!

Pedro Alves
3.º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário