IMAGINAR COM A ESCRITA

NESTE ESPAÇO OS LEITORES PARTILHAM LEITURAS E IMAGINAÇÃO

AO SABOR DA PALAVRA!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A nossa história da ovelhinha preta


A nossa história da ovelhinha preta

Era uma vez um pastor que tinha muitas ovelhas branquinhas e fofinhas, mas uma era diferente: era preta. Tinha também um cão pastor que o ajudava a guardar o rebanho. Enquanto as ovelhas pastavam, o pastor tricotava um cachecol ou uma camisola, porque gostava muito de tricotar e porque queria aproveitar a lã das suas ovelhas. Entretanto, olhando para ele, a ovelhinha perguntava aos seus botões, quer dizer, à sua lã: “Será que ele me quer tirar a lã?!...”

À tardinha, na hora de reunir o rebanho, o cão ladrava as suas ordens e corria à volta das ovelhas enquanto o seu dono tocava flauta. Todas corriam e saltavam para dentro da cerca, menos a ovelhinha preta que era diferente… era mal comportada e não obedecia às ordens do cão. Ele ficava zangado com a ovelhinha porque ela não ia logo para a cerca e dava mais trabalho do que as outras.
Zangado, dizia ao pastor:
- A Ovelha Preta não vai para acerca. Tem de ficar de castigo!
- A ovelhinha preta é pequenina, por isso é normal que, de vez em quando, se porte mal. – respondia o pastor com paciência.
Depois punha-se a fazer festinhas à ovelhinha preta e dizia:
- Ó pequenina Ovelhinha Preta, tu és especial, porque és diferente.
O cão continuava aborrecido com isto porque não compreendia a atitude do seu pastor.

Certa tarde, aproximou-se do pastor uma tempestade em forma de tornado. A Ovelhinha Preta pôs-se a olhar atentamente o céu com um ar de preocupada. Subitamente, soltou-se o vento e o pastor e o cão tiveram de sair a correr para casa, sem terem recolhido o rebanho. Quando chegou a casa, tirou o casaco e colocou junto à lareira para secar. Não podia fazer mais nada senão passar a noite no quentinho com o seu cão. De manhã iria procurar as suas ovelhas. Entretanto, lá fora, as ovelhas enfrentaram o vento e a tempestade com a orientação da Ovelhinha Preta: recolheram-se da tempestade numa gruta que ela encontrou.

Na manhã seguinte o pastor saiu à procura das suas ovelhas, mas apenas viu um manto branco de neve. De repente, avista uma mancha preta que vinha na sua direção. Era a sua ovelhinha preta que se destacava no manto branco da neve. Ela traz consigo o rebanho de volta ao pastor. O pastor ficou muito contente: “afinal a ovelhinha preta era mesmo especial!”

Passou o inverno e chegou a primavera. O pastor faz a tosquia das ovelhas com a ajuda do cão. Tem muitos sacos de lã branca e apenas um de lã preta…
Muitos dias depois o pastor foi ao mercado vender cachecóis e camisolas brancas com bolinhas pretas. São muito engraçadas e por isso o pastor decide tirar criação de ovelhas pretas e brancas. Assim fica com muita lã preta e branca para fazer camisolas engraçadas!

Historia criada pela turma do 1.º ano
a partir da leitura das ilustrações do livro
A ovelhinha preta, de Elizabeth Shaw, 25 de outubro de 2013